sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sonhos de Papel...

Criação da dupla: Gabriela e Thais.
"Se Todos Fossem Iguais a Você"

O primeiro projeto do grupo Moda & Arte 2013 é em homenagem ao centenário do "poetinha" Vinícius de Moraes. Um trabalho interdisciplinar com Educação Musical (Neila Ruiz), Artes Visuais e Moda (Gisela).

Os alunos já estão em processo de produção. Inicialmente, cada aluno criou quatro croquis para escolher com a sua dupla o croqui que melhor representasse a homenagem ao "poetinha".
Alguns aprendentes já finalizaram suas vestimentas de papel e  a maioria está em fase de finalização.

Além da inspiração poética da obra de Vinícius de Moraes, os discentes tiveram como segunda referência o desfile triunfante do artista plástico e estilista Jum Nakao no SPFW do ano de 2004. O desfile "A Costura do Invisível" foi a despedida de Jum Nakao ao universo da moda, um efèmero e arrebatador desfile que fechou com chave de ouro as belas criações dele com rasgos, rupturas de variadas obras de arte ao vivo. O público que viu o desfile assim como meus alunos ficaram perplexos com tamanha ousadia do artista. Algumas modelos choraram e o público estupefacto demonstrava diferentes emoções.

Nossas roupas também foram feitas de papel, mais precisamente: Canson, papel vegetal, cartolina, papel cartão, papel crepon e de papel de seda. Fazer moda com a dificuldade e inflexibilidade do papel não é uma tarefa nada fácil. Por incrível que pareça, costurar parecia brincadeira de criança para eles. Colar, recortar, rasgar, colar, isso sim era um desafio. Uma dezena de assemblages inusitados. Não temos o recurso sofisticado de Jum Nakao: o corte a laser, mas temos a imaginação, a inocência, a dificuldade, o questionamento e por fim o prazer ao término de uma linguagem visual distinta de tudo que aprenderam em Artes Visuais no Colégio Pedro II. Uma vitória estética a ser alcançada por todos. Orgulhosa dos meus jovens estilistas!

Em breve haverá uma exposição no hall do prédio principal do campus Engenho Novo II.
Meus agradecimentos a garra de meus alunos e aproveito para parabenizá-los por não desistirem e buscarem incansavelmente o tempo todo novas possibilidades estéticas em sua criações.

A ARTE é mutante, questiona, intriga, nos torna mais criativos e humanos.
O objetivo do curso é esse. Breve estes trabalhos voltarão as próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário