sábado, 12 de julho de 2014

Coleção em tributo a Zuzu Angel finalizada

Foram alguns meses de produção interrompidos momentaneamente pela greve, porém o compromisso das discentes foi maduro e responsável, através do contato online ou pessoalmente em três encontros informais com elas, o trabalho rendeu frutos e estão lindos!

Algumas produções serão mostradas em partes, pois a apresentação final será depois dos desfiles no final do ano.
Tema: Zuzu Angel
Paleta de cores: Vermelho, preto, cinza, branco, amarelo e laranja.
Gabriella Fonseca
Conceito: Homenagem a nossa grande estilista brasileira, a primeira a criar um desfile de cunho político no mundo e a produzir coleções autenticamente brasileiras, com fortes referências no nosso artesanato nordestino e mineiro, no uso de materiais populares como rendas, chitas, toalhas de mesa e imagens que remetessem a nossa rica fauna e flora nacional. Soube criar em tempos que a globalização não passava nem de perto, coleções inovadoras e consistentes aceitas e valorizadas no exterior. A única estilista até hoje que marcou profundamente a história da moda do Brasil, e que foi atuante na busca da verdade sobre o desaparecimento do seu filho Stuart, perseguido e morto pela insana Ditadura Militar. Uma mulher a frente do seu tempo que retratou assuntos até então não explorados no universo fashion como a política e a crítica ao governo militar dos anos 60 e 70.

Material usado: Em todas as criações das roupas das alunas do projeto Moda & Arte elas teriam que adicionar uma tela de plástico preta, que tem uma forma semelhante a uma grade. A simbologia dessa grade estaria associada a prisão política do período ditatorial e a censura. E por incrível que pareça elas souberam muito bem em lidar com um material tão sisudo e formalmente difícil de costurar e agregar nas suas criações indumentárias. Além da grade as alunas também usaram chita, fitas de cetim, feltro, rendas, elementos presentes na moda da Zuzu. O resultado será uma surpresa para quem for assistir o desfile, seja em nosso Campus Escolar ou no Teatro Mário Lago, onde faremos uma participação juntamente com todos os trabalhos dos alunos dos professores do NUTH, Artes Visuais e Educação Musical na apresentação "1964".

Em breve mais detalhes e criações das alunas com suas respectivas criações...

Gabriela Schiavo
Diovana Rodrigues
Bianca Nunes
Mavi Sanmartin

Vestido Pretinho Básico inspirado na expo Italian Glamour

Vamos pensar na mente feminina. Quem nunca ouviu falar que um vestido pretinho básico é fundamental estar presente em um armário feminino? Uma unanimidade. A cor preta no mundo fashion atual tem uma simbologia de discrição e sofisticação, não peca em excessos e modismos cromáticos que variam ano a ano. No imaginário da mulher ter pelo menos um guardado no seu closet, gaveta ou armário é caso de vida ou morte.
Pois bem, diante de uma exposição tão sofisticada e rica em criação e beleza como a Italian Glamour, não poderíamos deixar passar em branco essa oportunidade.

Na verdade as alunas desenvolverão roupas com materiais simples, diametralmente opostos as vestimentas de tafetá e seda da mostra italiana.






Trabalhar esses contrastes é importante, pois desenvolve e muito a capacidade de síntese e inventividade das alunas. Importante desde cedo questionar essas dualidades e o TNT traduzirá muito bem isso. TNT? Sim, aquele tecido de forrar mesinhas de aniversários infantis.

A próxima indumentária será realizada em dupla e cada uma escolherá um estilista italiano e a década correspondente ao seu trabalho exposto na Cidade das Artes. Luxo feito em TNT, um tecido simples e barato será um desafio.

As aprendentes criarão uma releitura de um determinado estilista e produzirão a roupa costurando, aplicando miçangas, rendas e materiais de livre escolha, podendo até ser recicláveis, mas com o intuito de mostrar beleza e requinte. Uma tarefa nada fácil, mas com certeza intrigante.
No próximo encontro com minhas alunas já começaremos a exercitar essa proposta.
A fonte de inspiração em grupo será o vestido de Roberto Capucci de 1965.


Breve novidades fashion!

Exposição MEU PEDACINHO DE CHÃO

Sabe uma exposição inusitada? Que possui um brilhantismo absoluto? Pois bem, essa durou pouco, apenas dez dias, mas o suficiente para multiplicar o número de admiradores da estilista Thanara Schönardie. Ela criou figurinos mágicos, de alta qualidade artística utilizando matérias-primas inusitadas como: perfex, canudos, plástico, vinil, acetato, borracha, bexigas, pedaços de brinquedos, guloseimas, bijuterias, isopor dentre outros. Uma aula de moda com materiais recicláveis e alternativos. A artista mão esqueceu de matérias-primas nobres como tafetá de seda, rendas importadas, couro, veludo, tule francês, mas soube magistralmente misturar essas texturas inusitadas e de valores monetários tão díspares. Tudo isso produzido artesanalmente por sua competente equipe de figurinistas, costureiras e modelistas.

As referências foram nas indumentárias dos séculos XVII, XVIII, XIX e início do XX. Uma riqueza plural que engloba também contos de fadas, criando um clima lúdico e mágico.
Para estudantes de moda, estilistas, professores de artes e do universo fashion esta exposição seduz e incentiva a criatividade alheia.


Mil ideias no ar. Vontade de produzir muito com essa geração de alunas tão jovens e ávidas por desenvolverem algo inédito e criativo. Com certeza bons trabalhos surgirão.





Galeria Silvia Cintra + Box 4
Exposição Meu Pedacinho de Chão
Figurinista: Thanara Schönardie
(de 1 a 10 de junho)

Exposição ITALIAN GLAMOUR

Essa exposição de moda italiana que aconteceu na Cidade das Artes, expôs diversas fases e estilos da indumentária de luxo italiana desde os anos 50. Muitas das roupas expostas foram compradas em brechós e restauradas minuciosamente como obra de arte. Os trajes pertencem a coleção particular de Enrico Quinto e Paolo Tinarelli, criações de importantes estilistas italianos como: Pucci, Dolce & Gabbana, Armani, Prada entre outros foram vistos nessa bela exibição.

As roupas retrataram uma linha do tempo fashion de primeira categoria, daquelas que hipnotizam o espectador e esse impacto foi muito bem assimilado pelas alunas que visitaram a galeria. É a maior exposição de estilistas italianos renomados fora da Itália, cerca de 100 vestidos estiveram expostos. Tivemos muita sorte em receber a Italian Glamour na nossa cidade maravilhosa.


A riqueza artística dessa exposição em breve será tema do nosso 
próximo trabalho no projeto Moda & Arte.

Exposição Italian Glamour de 7 de abril a 6 de junho de 2014.
Cidade das Artes - Barra

Preparação para exposição Italian Glamour

Para entender os diferentes estilos que seriam vistos na exposição de moda italiana foi de fundamental importância dar uma aula preparatória sobre  história da moda universal. As décadas analisadas foram dos anos 20 até a primeira década do século XXI.

As indumentárias do catálogo da exposição Italian Glamour também foram discutidas com o grupo. Comparamos algumas criações italianas com as imagens avaliadas da história da moda e chegamos a conclusão da imensa criatividade dos estilistas italianos que possuem um estilo único tão sofisticado quanto o francês.